segunda-feira, 25 de maio de 2009

Contraceptivos e a oleosidade da pele

A MK pôs-me este problema:

Nunca tive problemas com a minha pele até ao dia em que resolvi mudar de contraceptivo (a pior coisa que podia ter feito na vida), ou seja, deixei de usar a pílula e passei a usar os adesivos. Conclusão, a minha pele ficou um terror porque nasciam-me espinhas em tudo o que era sítio. Acabei com a treta dos adesivos e esperei que as espinhas secassem e as suas marcas também, esperando secretamente que desaparecessem por completo. Pois sim... Fiquei com umas marcas nos cantos da cara, mesmo junto às orelhas. Estou a fazer um pequeno tratamento dermatológico para isso. No entanto, o que me preocupa é que têm-me aparecido espinhas noutras partes da cara e noto que tenho sempre pequenos pontinhos que me parecem que a qualquer momento vão tornar-se espinhas. Não sei mesmo a que e que isto se deve. Será má alimentação? Hormonas? Não uso qualquer contraceptivo de momento, por isso não faço a mais pequena ideia de qual será a origem disto.

Ufa.. resumindo, o que acha da minha situação? Recomenda-me algo em especial?

Resposta:

Alguns contraceptivos orais têm substâncias anti-androgénicas (como por exemplo: Yasmin; Diane 35, Valette; etc...) o que significa que, como o uso continuado, fazem um controlo da produção sebácea da pele. Ou seja, diminuem a oleosidade, as imperfeições e alisam a tez.
Os adesivos, provavelmente, não têm essas substâncias anti-androgénicas e, por isso, desde que abandonou a pílula, a sua pele ficou pior. Poderá falar com o médico para retomar a terapia hormonal oral ou, se preferir, opte por fazer:
- uma exfoliação semanal;
- Limpar a pele com um gel especípico para peles oleosas;
- Hidratar a pele diariamente com uma emulsão oil-free (indicada para peles oleosas).

Nunca hidrate a pele com produtos que sejam para peles secas ou que não sejam específicos para a sua pele.
A exfoliação vai diminuir o grão da tez, alisando a pele e removendo (a longo prazo) pequenas manchas.
O hidratante poderá regular a produção de oleosidade.

1 comentário: